segunda-feira, 17 de agosto de 2009

EMPREGOS VERDES NA PAUTA DO CONSELHO DE DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO E SOCIAL

Notícia publicada pela OIT Brasil em 14/08/2009.


“BRASÍLIA (Notícias da OIT) - O Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social (CDES), órgão consultivo da Presidência da República, promoverá no dia 20 de agosto, no Palácio do Planalto (Anexo I), o seminário "Empregos Verdes e Construções Sustentáveis". Participarão conselheiros do CDES e especialistas nacionais e internacionais, como o consultor Peter Poschen, da Organização Internacional do Trabalho (OIT/Genebra), e Orivaldo Barros, da consultoria britânica Building Research Establishment (BRE). O tema é um dos principais itens da agenda de trabalho da OIT e vem obtendo repercussão em nível mundial.


O evento é promovido pelo Grupo de Trabalho Matriz Energética do CDES. O coordenador do colóquio será o conselheiro do CDES e presidente da Central Única dos Trabalhadores (CUT), Artur Henrique. No dia 15 de junho deste ano, o governo do Brasil assinou um acordo de cooperação com a Organização Internacional do Trabalho (OIT) para implementar o Plano Nacional de Trabalho Decente, assumindo o compromisso de estimular empregos verdes, ou seja, trabalhos relacionados a um ambiente sustentável. A intenção do evento é promover uma discussão sobre os princípios do emprego verde, as experiências internacionais e as recomendações ao governo e a sociedade.


O tema das construções ambientalmente sustentáveis será debatido pelo conselheiro do CDES e presidente da Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC), Paulo Simão; pelo presidente do Conselho Brasileiro de Construção Sustentável (CBCS), Marcelo Takaoka; e pela Secretária Nacional de Habitação do Ministério das Cidades, Inês Magalhães. O financiamento das construções será o assunto abordado pelo conselheiro do CDES e presidente da Federação Brasileira de Bancos (Febraban), Fábio Barbosa. O diretor do Departamento de Energia do Ministério das Relações Exteriores, o diplomata André Lago, discutirá a energia sustentável no contexto da política externa.


Os conselheiros do Grupo de Trabalho Matriz Energética do CDES estão reunindo subsídios para a elaboração de um documento sobre o tema da energia que será posteriormente encaminhado ao Presidente da República.


Fazem parte do CDES 13 ministros de Estado e 90 líderes da sociedade civil que discutem as principais questões nacionais e elaboram propostas que servem de base para as políticas públicas e para programas do governo.”

Nenhum comentário:

Postar um comentário